filosofia
A realidade é um conceito distinto de verdade, surge como algo imutável e unidimensional.
Haverá uma única realidade, ou várias perspetivas da mesma?
Qual das perspetivas é a mais verdadeira?
O que é a verdade?
A razão humana terá possibilidade de aceder a um conhecimento verdadeiro de realidade?
Ideias Quotidianas vs Ideias Filosóficas
As ideias quotidianas e tradicionais acerca da realidade são ilusões que procuramos fundamentar deurante grande parte das nossas vidas, mesmo correndo o considerável risco de tentar encaizar os factos na nossa definição de realidade em vez de fazer o contrário. Aquilo que de facto existe são várias prespectivas diferentes da realidade, algumas das quais contraditórias, mas todas resultantes da comunicação e não reflexos de verdades eternas e objetivas.
Plurivocidade da Verdade
a) Verdade como correspondência ou adequação – verdade ontológica (unidimensional)
A verdade será a correspondência entre a proposição e a realidade. A verdade é verdade do enunciado enquanto corresponde com algo que se adequa ao enunciado.Critério adotado por Platão e Aristóteles.
b) Verdade como coerência – verdade lógica (unidimensional)
Evidencia o acordo da razão com as suas próprias regras e princípios (aplica-se na lógica e na matemática). Verdade como coerência ou não contradição no interior de um sistema de ideias. É uma verdade derivada da verdade ontológica porque a verdade lógica pressopõe a verdade primeira do saber.
c) Verdade como utilidade (multidimensional)
A verdade é uma característica do enunciado ou da proposição em que é útil acreditar - teoria pragmática. A verdade de uma afirmação pode ser definida em termos da utilidade que há em aceitá-l (é um alvo fácil de objeções). O que define a verdade é a possibilidade de produzir um efeito que se deseja, ao serviço de um objeto prático qualuqer. Verdade é, assim, a eficácia, a utilidade e a funcionalidade.
d) Verdade como