Filosofia
Perspectiva
Histórica.
A palavra didática - didáctica vem da expressão grega ‘techné didaktiké” , que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar.
A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem;
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor.
(Em 1592-1670) O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius lança a Didática Mágna que tem por fundamento ensinar tudo a todos. Suas idéias se contrapõem às idéias da nobreza.
Comênius dá ênfase aos meios e ao processo educativo, deixando em segundo plano a formação de “um homem ideal”.
(Em 1712-1778) Jean Jacques Rousseau Propõem uma nova concepção de ensino fundamentada nas necessidades e interesses imediatos das crianças, ele elabora um novo conceito de infância
(Em 1746-1827) Henrique Pestalozzi
Coloca em prática as idéias de Rousseau, imprimindo dimensões sociais à educação.
(Em 1766-1841) Friedrich Herbert
Influenciado pelo pensamento de seus antecessores defende a idéia da educação pela instrução- uma metodologia única de ensino em quatro passos: clareza, associação, generalização, aplicação, utilização dos conhecimentos em atividades e exercícios.
Mais tarde seus seguidores aprimoram a proposta ampliando-a para cinco passos:
Preparação
Apresentação
Assimilação
Generalização aplicação Atualidade
Como e para que exercemos nossa docência?
Como nosso saber fazer se concretiza de forma viva, dinâmica, interessante em um mundo cheio de incertezas e imprevisibilidades?
Para responder a esta questão há a necessidade de superar a Didática instrumental pela Didática Fundamental.
A didática fundamental propõem articulação entre as dimensões técnica, humana e política.
Os fins