filosofia
1 – Qual o significado as caverna e das pessoas amarradas pelas pernas e pelo pescoço? Conforme a dialética platônica, a que tipo de conhecimento corresponde esse estágio?
A caverna e as pessoas amarradas pelas pernas e pelo pescoço representam a condição que os seres humanos diante do mundo, em que eles vêm sombras projetadas e pensam que é a realidade, mas são apenas imagens projetadas por marionetes. Nesse tipo de estágio está o conhecimento sensível, em que eles estão nas duas primeiras formas de realidade: as sombras (a aparência sensível das coisas) e as marionetes (a representação de animais,plantas,ou seja, das próprias coisas sensíveis)
2 – Identifique as outras três etapas do conhecimento.
O conhecimento inteligível, que corresponde ao exterior da cavernas( a realidade das coisas) e o sol( suprema ideia do bem). Sair das sombras para a visão do sol representa a passagem dos graus inferiores do conhecimento aos superiores. O mundo sensível é ilusório, com movimento e sombra da realidade. O mundo inteligível faz a alma elevar – se as coisas múltiplas. É uma hierarquia e no topo está a ideia do bem, a mais ala perfeição. Em geral, os seres não existem enquanto não participarem do bem.
3 – O que representa a metáfora do sol?
A metáfora do sol representa o mais alto patamar na hierarquia das ideias gerais. Em que no topo está o bem, a mais alta perfeição e a mais geral de todas. Generalizando que os seres não existem enquanto não participam do bem.
4 – O trecho ´´E não matariam, se pudessem, a quem tentasse libertá – los e conduzi- los para a luz?´´ é uma alusão à morte de Sócrates. Explique o por quê.
Sócrates consistia na sabedoria de reconhecer a própria ignorância,iniciar a busca do saber. Ele começa pela fase ´´destrutiva´´. Diante do oponente, que diz conhecer tudo sobre determinado assunto, Sócrates afirma inicialmente não saber de nada e com hábeis