Ergonomia - comércio
- Temperatura do ambiente e umidade
- Extintor
- Piso adequado
- Itens de segurança
1º termo de Gestão de Tecnologia da Informação
GRUPO 5 (PID)
Integrantes do grupo:
Lislie Souza,
Geisiane Araújo,
Porfírio M. Rodrigues,
Jair Oliveira,
Paulo Silva,
Carla Trevisan.
Ergonomia
Áreas administrativas e de vendas
Cada setor de uma empresa precisa de certas instruções de uso de equipamentos, máquinas, entre tudo que for de uso do funcionário em suas atividades; e também do uso de Equipamentos de Proteção Individuais - EPIs.
Nos escritórios, para o bem estar dos funcionários, é indicado que as mobílias da sala sejam bem adaptadas e com boas dimensões para quem estiver trabalhando, por exemplo: a mesa não pode ser muito alta, para que o funcionário não precise mudar a postura para fazer algo; a cadeira deve ter apoio para os braços para uma melhor postura; apoio para pé; luminárias de mesa.
É importante a utilização de cortinas para que a iluminação do sol não atrapalhe nem incomode o funcionário; uso de ar-condicionado em temperatura agradável (em média 22°C) e não acima de uma mesa; não conter nenhum objeto atrapalhando embaixo da mesa.
Uma boa postura: sentar de modo ereto, os braços formando um ângulo de 90º, e os punhos alinhados com o antebraço.
Incorreto – Correto
Onde tiver o uso de computador deve-se verificar a altura do monitor, usar apoio para punhos de teclado e mouse, tudo para evitar dores e problemas de saúde, como as lesões por esforço repetitivo.
Área de manutenção mecânica
Deve haver uma ventilação adequada e utilização de EPIs para proteger o funcionário contra o odor de produtos químicos tóxicos e outros odores fortes. São necessários protetores auriculares para proteger o trabalhador de ruídos que, cumulativamente, podem causar problemas de audição e cefaleia. Luvas, óculos de proteção, máscaras e sapatos de proteção evitam ferimentos ou irritações