Filosofia
Como o citado no texto Heráclito apesar de considerado desse grupo tem características próprias como uma certa obscuridade(ou complexidade numa analise mais simplória). Foi o que mais influenciou os demais filósofos posteriores.
Em suma podemos dizer que as analises de seus representantes eram uniformes no estilo analítico, mas disformes na teoria final.
Já a escola italiana ou escola pitagoriana como a citação diz é uma que tem um filósofo como mais importante: "Pitágoras".
Apresenta tendências místico-religiosas e tendências científico-racionais. A escola pitagoriana influenciou as principais religiões ocidentais cristãs. Uma das contribuições principais dos pitágoras à filosofia e ao desenvolvimento da ciência é a matemática, sobretudo a geometria.
2- O denominador comum nas posturas filosóficas desses pensadores consiste em admitir que não haja um princípio único que explique todo o universo. Temos como exemplos Anaxágoras, Empédocles e Demócrito.
A primeira teoria valoriza a pluralidade do real, a contribuição de nossa experiência concreta para o conhecimento dessa realidade, e a oposição e o conflito entre os elementos dessa realidade que constatamos a partir dessa experiência, os quais, longe de ser algo problemático, caracterizam a própria natureza dessa realidade.
A controvérsia entre os mobilistas e monistas. Trata-se do primeiro grande conflito de paradigmas na tradição filosófica, dando origem as duas correntes de pensamento. A corrente dos mobilistas, defendida por Heráclito,