Filosofia
INTRODUÇÃO
Ônibus espacial é um tipo de avião que decola verticalmente. Criado com um intuito de ser parcialmente reutilizável, barato e mais seguro, que fosse lançado como um foguete, porém pousasse como um avião. Os primeiros testes foram feitos em 1975.
Nessa época a ideia inicial era usar escudos contra o calor que queimavam durante a reentrada na terra, mas para ele ser reutilizável precisava-se de uma ideia diferente. A estratégia então foi cobrir o ônibus com telhas de cerâmica isolantes, que fariam um papel semelhante aos escudos protetores de calor.
ESTUDO DO CASO
Depois de fazer a sua missão o ônibus espacial precisa fazer a reentrada na terra, reentrada está que com o atrito a atmosfera resulta em um grande aumento de temperatura que varia de 315 a 2500ºC. Para a proteção do ônibus e de seus tripulantes é necessário um isolamento térmico.
As naves anteriores aos ônibus espaciais utilizavam escudos ablativos de calor que era a remoção de material da superfície para proteger a estrutura sujeita a alta taxa de transferência de calor, que queimavam durante a reentrada na terra por tanto não satisfazia a uma das exigências no momento da criação dos ônibus que é a reutilização, esses materiais ablativos também são pesados, o que não é vantajoso.
Por conta da sua propriedade de alta resistência ao calor e principalmente por ser um isolante térmico o material escolhido para fazer a fuselagem do ônibus é o material cerâmico. Ele apresenta uma baixa tenacidade à ruptura, ou seja, se na fabricação de uma das placas ocorre uma pequena quebra, a mesma se propagará rapidamente podendo assim ser substituída, característica que não ocorre, por exemplo, com materiais metálicos.
Nos materiais isolantes de cerâmica esta incluídos: * Carbono-Carbono reforçado, nas superfícies das asas e do lado de baixo. * Telhas isolantes de alta temperatura na cor preta, na parte de cima da fuselagem superior e por volta das janelas.