Filosofia
Escola: Ulysses Guimarães
Professor: Marcio Calil
Aluno: Isaac da Silva Rodrigues Mendes
Série: Eja Turma:201 Turno: Noite
Belém: 22 de Abril de 2013
1- Diferencie ciência antiga e ciência moderna.
R= Bem a ciência antiga, o que se chama filosofia é um conhecimento abstrato sobre as coisas, que se percebia somente de uma observação a olho num, como os filósofos antigos que somente com observação tentavam responder qual o elemento que seria a origem de todas as coisas, Tales de mileto falava que era a agua, Anaximandro falava que era o determinado, Heráclito falava que era o fogo, pois este era o devir.
Já a ciência moderna começa com as experimentações como Copérnico, Galileu que para poder comprovar a teoria heliocêntrica precisaram de instrumento que comprovasse que suas observações estavam certas.
Por isso é a diferença entre a ciência antiga que não tinha experiência, e já a moderna tem a experiência.
2- Porque a ciência antiga era dita como Meramente Contemplativo.
R= A questão da substituição constante das teorias ficou bem explícita na sucinta explanação da história da ciência realizada anteriormente, onde tivemos a clara mudança de uma teoria, método ou hipótese por outra mais coerente dentro de sua época histórica ou científica. Diante disso tudo que foi visto, do conhecimento científico e senso comum, podemos, pelo menos, fundamentar que a ciência tem por objetivo estabelecer generalizações aplicáveis ao mundo, pois desde a época da revolução estamos em posição de saber que essas generalizações científicas não podem ser estabelecidas a priori; temos que aceitar que a exigência de certeza é mera utopia. Entretanto, a exigência de que nosso conhecimento esteja sempre sendo transformado, aperfeiçoado e ampliado é pura realidade.