filosofia
Um problema não somente mundial, mas global, hoje o lixo eletrônico é um grande problema e nós somos sim os grandes culpados, somos manipulados pelas propagandas estas levam-nos ao consumo exagerado sem necessidade. A cada dia que passa novos aparelhos entram no mercado para substituir aquele produto que já é ultrapassado, normalmente nos desfazemos de aparelhos que ainda funcionam somente porque o mesmo é velho ou não atinge a todas as nossas necessidades o que contribui ainda mais para a o aumento do lixo eletrônico.
O lixo eletrônico pode trazer sérios riscos não somente ambientais (Estes materiais, quando jogados em aterros não controlados e lixões, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais) mas também para a saúde, pois os eletrônicos são constituídos por materiais que possuem metais pesados que infelizmente são tóxicos podendo trazer sérios danos a nossa saúde. Na tabela a seguir citarei algumas substancias presentes nos aparelhos eletrônicos que trazem riscos à saúde humana, você percebera que a contaminação ocorre pela inalação destas substancias.
Substancia
Origem
Tipo de contaminação
Efeitos
Arsênio
Celulares
Inalação e toque
Agente cancerígeno, afeta o sistema nervoso
Zinco
Baterias de celulares e laptops
Inalação
Provoca vômitos, diarreia problemas nos pulmões
Manganês
Computador e celular
Inalação
Anemia, dores no abdômen, vomito...
Chumbo
Computador, celular e Tv
Inalação e toque
Irritabilidade, insônia, alucinação, hiperatividade...
Seguido do México, China, o Brasil é o maior produtor de resíduos eletrônicos entre países emergentes, será que neste pais grandioso saberemos dar conta de acabar ou dar destino certo a estes grandes vilões? É realmente precisamos cada um fazer a sua parte, pois se continuarmos assim sofreremos as consequências ao longo dos anos ou melhor já estamos sofrendo mas não medimos esforços para tentar diminuir o número de