filosofia
O texto abaixo retrata importantes momentos e acontecimentos por meio da filosofia, que teve em seu processo histórico grandes mudanças que são traduzidas ainda nos dias de hoje.
A filosofia da Renascença foi marcada por descobertas de obras de filósofos importantes como Platão e Aristóteles, também se dedica a recuperar obras de grandes autores e artistas. Nessa filosofia a natureza era concebida como um grande ser vivo, onde o homem faria parte do mesmo, onde ocupa espaço entre a idade média e o iluminismo, que tem respaldo na civilização ocidental com grandes transformações ocorrentes, na área de cultura, sociedade econômica, política e religião. Uma transição do feudalismo para o capitalismo, uma ruptura com as estruturas medievais.
A partir dessa crise do pensamento medieval, com a reforma protestante, se deu início à filosofia moderna onde as pessoas passaram a ver a realidade de outra maneira, passaram a enxergar o mundo com outros olhos. Esse pensamento foi inaugurado por descartes junto aos pensamentos empiristas dos filósofos ingleses. Esse período procurava vencer um ambiente de pessimismo teórico, ou seja, o ceticismo que é oposto ao pensamento de Descartes o “Racionalismo”, esse pensamento cético não acreditava na capacidade da razão humana em conhecer a realidade exterior e o homem.
Já a filosofia moderna teve início com a crise do idealismo alemão, com a tentativa de superar um pensamento da época. Tem como marco o grande século das descobertas da historicidade do homem, da sociedade, das ciências e das artes. Para Augusto Comte a partir do desenvolvimento das ciências se daria o progresso da república, de modo que o desenvolvimento social se faria pelo aumento do conhecimento cientifico e do controle cientifico da sociedade, ou seja, se existisse ordem na política e na sociedade, existiria um grande avanço e Progresso.
No século XIX com essas grandes mudanças e avanços