Filosofia
APROFUNDAMENTO SOBRE A ESCOLA JÔNICA
OLINDA
2010
BRUNO CORRÊIA LOIOLA
APROFUNDAMENTO SOBRE A ESCOLA JÔNICA
Atividade complementar da disciplina de Introdução à Filosofia e Filosofia do Direito, referente à composição da nota do 1º Exercício, juntamente com trabalho apresentado em sala de aula.
Professor: Martinho Gomes de Queiroz
OLINDA
2010
INTRODUÇÃO
A Escola Jônica recebeu tal nome em decorrência de ter sido fundada na Jônia, colônia grega da costa ocidental da Ásia Menor. Seus representantes mais conhecidos são: Tales de Mileto, Anaximenes, Anaximandro (Escola Jônica – Anteriores), Heráclito e Empédocles (Escola Jônica – Posteriores). Em comum, todos acreditavam que a natureza surgia, se movimentava e se encerrava a partir de elementos de origem, chamados de arché, do grego ἀρχή, que seria exatamente o princípio que deveria estar presente no movimento de todas as coisas. O arché, segundo o pensamento dos filósofos da Escola Jônica, poderia ser considerado a água, a terra, o ar e o fogo, sendo estes quatro os principais elementos básicos. Alguns Filósofos, foram além dos quatro elementos, estudando também os elementos: infinito (opeíron), o número, os quatro elementos juntos e até mesmo o átomo, para explicar quais seriam o elemento tido por fundamental e comum a todas as coisas. A partir de então, vamos deter nosso estudo em aprofundar o pensamento dos Filósofos supracitados, bem como expandir o conhecimento, de forma sucinta, para outros Filósofos.
ESCOLA JÔNICA – ANTERIORES
Tales de Mileto
Tales de Mileto, talvez influenciado por período no Egito e pelas observações que lá fez, considerava que o arché era a água. Observando o rio Nilo e suas enchentes, pode perceber que a maioria dos seres vivos possuíam água em sua composição, considerou em seu pensamento as plantas, o estado