FILOSOFIA
Uma falha na comunicação pode afetar os rumos de qualquer organização, pois ela é a base para o alinhamento da cultura organizacional, que por sua vez alinha e transforma os objetivos da empresa. E se não for pensada cuidadosamente, pode levar a erros interpretativos, que podem resultar em uma crise**.
A existência, então, de um bom sistema de comunicação interno é primordial para as empresas. Se a empresa ainda não tem, deve encarar esse desafio de criá-lo. Caso a empresa já possua algumas ferramentas de composição desse sistema, estas devem ser aprimoradas. De acordo com
Vasconcellos (1972) “o sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações, que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz”. E nesse sistema precisa ser entendido: - o que deve ser comunicado; - como deve ser comunicado; - quando deve ser comunicado; - de quem deve vir a informação; - para quem deve ir a informação; - por que deve ser comunicado; - quanto deve ser comunicado.
Algumas ações podem ser somadas para o aprimoramento do sistema de comunicação interna das empresas*** :
- Fazer um diagnóstico, verificando se as informações são padronizadas, se há sincronismo nas informações, identificar os problemas originados pela má comunicação, os motivos pelos quais não existe uma melhor comunicação interna.
- Não contaminar o processo de contaminação já existente, dissociando disputas de cargos das transmissões da informação propriamente dita, ou seja, responsabilizar aqueles que deixarem de repassar as informações devido a disputas ou desavenças pessoais.
- Fazer