Filosofia
A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais
1) “capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente”; 2) “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento”; 3)”atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica”.
2. Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático, se transformando assim em indagações e interrogações.
3. Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
Significa que a Filosofia vem para o homem em geral, justamente quando ele mais precisa dela! Quando ela é a solução para um problema, quando ela é o combustível necessário para que uma revolução ou uma ideia mude o mundo. É no momento de crise que o homem começa a se perguntar, a se questionar, fazendo assim a filosofia voltar-se para ele.
4. Por que se pergunta “Para que filosofia”?
“Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem do direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.”
5. Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?
O que é o pensar, o falar, o agir?
6. O que é e como é a reflexão filosófica?
É o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensado. É o pensamento interrogando-se a si mesmo. É a concentração mental em que o pensamento volta-se para si próprio para examinar, compreender e avaliar suas ideias, suas vontades, desejos e sentimentos.
7. Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?
Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?
O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que