filosofia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Filosofia da Educação
Pindamonhangaba
Setembro 2013
Relatório Final: Fundamentos Filosóficos da Educação
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a dificuldade, a necessidade e a importância dos fundamentos filosóficos na área da educação.
Mostrando a desigualdade social, a influência da indústria cultural, a conscientização da sociedade, porém amarrada em suas raízes culturais e tradicionais o que dificulta a sua mudança e transformação, mas que através do sistema educacional é possível formar uma sociedade com um futuro mais promissor.
Nos dias atuais com a exigência de uma formação não só os jovens se formam mais cedo quando tem oportunidades e condições financeiras, como as pessoas mais velhas estão voltando á escola para se profissionalizar.
A filosofia significa amor á sabedoria. É o pensar, refletir, analisar, é o interrogar sobre um tema ou uma opinião já formada. É a produção da consciência crítica necessária a cidadania.
Surgiu na Grécia, séculos VII e VI a.C. Na história temos três filósofos importantes Sócrates, Platão e Aristóteles. A filosofia possui três características: Radical, Rigorosa e Reflexão de conjunto.
Segundo Dermeval Saviani:
“--Radical, porque busca a explicação dos fundamentos do pensar e agir. – Rigorosa, porque exige a utilização de um método rigoroso que garante o uso da coerência e o exercício da critica. – Reflexão de conjunto, pois examina as questões a partir da compreensão do todo, relacionando entre si todos os aspectos”.
Observando a imagem de “Auguste Rodin. Le Penseur. (O Pensador)”, nota-se estar ela em posição de reflexão, imóvel, a observar e analisar tudo a seu redor sendo este o propósito da filosofia, o entender a sociedade e o mundo em que se vive.
O aspecto central da filosofia é a argumentação, é a discussão de idéias , não se visa um resultado único ou lógico, o resultado é o