Medidas
O objetivo desse relatório é fazer a medição de uma peça de bronze TM - 23 no formato cilíndrico tendo vários rebaixos internos e externos e também diferentes cotas em seu diâmetro devido aos rebaixos.
Desenvolvimento
Metodologia
Feito a cotagem e desenhos da peça cilíndrica de bronze TM-23 de número 13 sendo uma peça pequena e complexa com vários rebaixos em seu exterior e interior e com cotas diferentes, tudo isso para ficar arquivado se futuramente precisar fazer outra, ter em mãos os desenhos técnicos com suas devidas cotagens. Realizado as aferições dos diâmetros externos, internos e a profundidade dos rebaixos tomamos nota de cada um deles. Tendo em seu interior um furo passante, logo após realizamos as aferições dos rebaixos e diâmetros. Conferido cada um deles usando dois paquímetros universais de aço inoxidável de 150 mm da Mitutoyo.
A peça tem 51 mm de comprimento os rebaixos foram cotados da face da peça até encostar-se ao rebaixo seguinte, realizamos essa tarefa em sala de aula e chegado à conclusão que as duas aferições foram iguais.
Resultado
Os resultados obtidos com o método de se fazer as cotagens de forma simples usando os paquímetros de 150 mm sendo que no diâmetro externo nós usamos os bicos fixo e o móvel, nos diâmetros interno usamos a orelha fixa e móvel e nos rebaixos a haste de profundidade.
Discussão
Analisando o que foi observado, pode-se afirmar que a peça de bronze de formato cilíndrico ela é complexa por ter vários rebaixos, mas realizado todas as cotagens em milímetros e depois em fracionária, feitas aferições e elas foram iguais chegando ao mesmo resultado.
Conclusão
Neste relatório foi realizado um estudo de uma peça cilíndrica de bronze, na qual foi feito as aferições em milímetros e polegada fracionária para cotar os rebaixos existentes. Assim dessa forma realizamos em conjunto melhorando nosso conhecimento em medidas de representações gráficas.