Filosofia
R: atitudes e ações que realizamos baseados em preceitos que dizem respeito a nós mesmos. Ou seja, são frutos da educação, orientação, que recebemos da família, do ambiente onde vivemos. E já a jurídica são normas resultantes do Direito, da aplicação de leis, feitas com o intuito de regular a vida na sociedade. As normas jurídicas não precisam de adesão interna, bastando apenas que sejam cumpridas. Independente de aceita-las ou não, deve-se obedecê-las sob o risco da punição da autoridade. Por exemplo: no Brasil o serviço militar é obrigatório, então, chegando aos 18 anos o jovem deve alistar-se, sob pena de sofrer sanções na sua vida civil se assim não o fizer.
c) A que campo de estudo pertence cada uma?
R: As normas jurídicas são estudadas pela Ciência do Direito; as normas morais são objeto de estudo da Ética como ciência.
4°- Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha, liberdade.
R: A Consciência é capacidade de julgar ações e de escolher, dentre as circunstâncias possíveis seu próprio caminho na vida. característica decidindo se elas são boas ou más, damos o nome de Consciência Moral. Já a possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e construir sua própria história dá o nome de Liberdade. A Liberdade e a Consciência estão intimamente relacionadas, porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se esta ação for praticada com Liberdade. Quando não se tem escolha, (Liberdade) é impossível decidir entre o bem e o mal (Consciência Moral).
5°- Só faz sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Comente essa afirmação e dê exemplos.
R: Não há duvida, pois o que é imoral para uns é perfeitamente moral para outros, mas é claro que se alguém for obrigado a julgar não estará fazendo um julgamento próprio, mas obedecendo a quem o está obrigando. Um exemplo disso são