Filosofia
Página 3 1. O que você entende pela expressão “Destino Manifesto”? R: Consistência na crença de que os norte-americanos seriam o povo escolhido por Deus. 2. Que destino seria esse? R: Levar a civilização, paz, a liberdade e a igualdade para novos domínios a ser conquistados para além das treze colônias.
Páginas 5 e 6
1. Quais motivações levaram o norte-americano a expandir seu território para o Oeste?
R: Ampliação de fronteiras e a busca de terras para agricultura.
Busca de matérias primas e a expansão capitalista
Os incentivos governamentais e o crescimento demográfico
A busca por ouro.
2. Você conhece produções televisivas e cinematográficas sobre o período estudado (o da Expansão para o Oeste)? Nessas produções, como são representadas a população nativa e os “brancos”, descendentes dos europeus?
R: Os brancos descendentes de europeus eram apresentados como colonizadores civilizados e os povos nativos, como bárbaros selvagens sem cultura.
3. Considerando a história contemporânea dos Estados Unidos da América, o que permite um paralelo a ‘Doutrina do Destino Manifesto’? Aponte e desenvolva dois exemplos.
R: Invasão do Iraque, quando o EUA alegou que o objetivo era libertar o povo iraquiano.
Necessidade da presença pós-invasão das forças de coalizão norte-americanas naquele país.
4. Como foi tratada a “questão indígena” no Brasil na época da colonização? Como essa questão é vista hoje no que se refere às reservas indígenas?
R: Os primeiros portugueses procuraram manter um contato amistoso com os índios, por que precisavam deles para trabalhar. Com a vinda de mais português a relação com os índios passou a ser de violência, pois estes passaram a ver os portugueses como intrusos. Atualmente os povos indígenas reivindicam direitos legais sobre 11% do território nacional e tem obtido importantes reconhecimentos dos mesmos.
Caio Cabral