Espectroscopia IV
Departamento Acadêmico de Controle e Sistemas Industriais - DACI
Coordenação Acadêmica do Curso Técnico de Química Industrial- CACTQ
Disciplina de Análise Orgânica
Espectroscopia de Infravermelho (IV)
Espectroscopia de Infravermelho (IV)
A espectroscopia de infravermelho (espectroscopia IV) é um tipo de espectroscopia de absorção a qual usa a região do infravermelho do espectro eletromagnético. Como as demais técnicas espectroscópicas, ela pode ser usada para identificar um composto ou a composição de uma amostra. Como o espectro de IV tem muitos picos de absorção, a possibilidade de dois compostos terem o mesmo espectro é praticamente inexistente. Por isso, o espectro de IV é a "impressão digital" da molécula. As absorções são registradas em números de onda (cm-1).
Diferentes ligações químicas possuem diferentes freqüências vibracionais. O espectro no infravermelho indica a presença destes diferentes tipos de ligações nas moléculas.
Diversos fatores influenciam e um efeito está ligado a múltiplos fatores, tais como:
Diferença de massa
Efeito indutivo ou mesomérico
Efeitos estéricos
Acoplamento vibracional
Um feixe de luz infravermelha é produzido e dividido em dois raios separados. Um passa pela a amostra, e o outro por uma referência que é normalmente a substância na qual a amostra está dissolvida ou misturada. Ambos os feixes são refletidos de volta ao detector, porém primeiro eles passam por divisor que rapidamente alterna qual dos dois raios entra no detector. Os dois sinais são comparados e então os dados são coletados. Quando olhando para o gráfico de uma substância, um usuário experiente pode identificar informações dessa substância nele.
Uma referência é usada por duas razões:
Previne que flutuações da energia elétrica da saída da fonte afetem os resultados finais, uma vez que tanto a amostra quanto a referência são afetadas da