Filosofia
Esta etapa consiste em captar candidatos à vaga.
A busca por candidatos pode ser realizada internamente ou externamente. Mas é sempre importante verificar os potenciais candidatos dentro da própria organização antes de investir em uma divulgação externa. Além de ser um processo mais econômico, motiva a equipe de trabalho saber que existe um plano de carreira dentro da organização.
Num processo de captação externo existem várias fontes para encontrar bons profissionais. O importante é utilizar a fonte correta para perfis diferentes: operacionais, gerenciais, técnicos, etc. Conheça algumas fontes utilizadas:
1. Sites corporativos ou de empregos;
2. Anúncios em jornais e em revistas especializadas;
3. Programa de indicação pelos empregados;
4. Caçadores de talentos
5. Instituições de Ensino;
6. Consultorias de Recursos Humanos;
7. Banco de Talentos das empresas;
8. Cadastro de ex-empregados da organização;
9. Cartazes;
10. Cadastro de outras empresas.
Para se inscrever para a vaga é importante que os candidatos enviem currículos e a empresa também pode disponibilizar, seja pela internet ou pessoalmente, uma Ficha de Inscrição para o candidato, para complementar as informações fornecidas no currículo.
Durante o processo, além da dificuldade em selecionar a melhor fonte para divulgar, muitas vezes existe a dificuldade de elaborar anúncios atrativos para o público que se deseja atingir.
O importante é elaborar um texto simples, com linguagem adequada ao público que deseja atingir.
Os termos, ‘devem ter’ ou ‘possuir’, indicam condições não flexíveis, ou seja, o candidato deve ter minimamente os requisitos solicitados.
Já o termo ‘desejável’ indica que há uma flexibilidade, ou seja, é um requisito que gostaria que o (a) candidato (a) apresentasse, mas a ausência do mesmo, não exclui o (a) candidato (a) prontamente do