Filosofia
Livre-arbítrio?
Tudo está determinado? DETERMINISMO RADICAL
LIBERTISMO
(determinismo moderado)
O determinismo radical é a teoria segundo a qual não temos livre-arbítrio e todos os acontecimentos estão determinados.
Estar causalmente determinado não é como ser obrigado a fazer uma coisa que não se quer nem se decidiu, como quando alguém nos obriga a ir para casa. Estar causalmente determinado é não poder decidir nem poder querer outra coisa além do que efectivamente decidimos e queremos. Por isso, parece-nos que somos livres, desde que ninguém nos impeça de fazer o que decidimos e queremos. Temos a falsa sensação de que somos livres, porque escolhemos fazer uma coisa em vez de outra, desconhecendo as causas que determinam as nossas acções. Mas o que escolhemos resulta de cadeias causais que não podemos controlar. Logo, o livre-arbítrio é apenas uma ilusão.
O libertismo é a teoria segundo a qual temos livre-arbítrio e nem todos os acontecimentos estão determinados.
Argumento libertista:
Se temos livre-arbítrio, o determinismo é falso.
Temos livre-arbítrio.
Logo, o determinismo é falso.
O libertismo defende que as nossas escolhas e acções só são verdadeiramente livres se pudéssemos ter escolhido ou agido de modo diferente. A grande dificuldade do libertismo é conseguir conceber um acto genuinamente livre que não seja determinado por acontecimentos anteriores e que não seja aleatório.
DETERMINISMO RADICAL LIBERTISMO COMPATIBILISMO Nenhuma teoria é satisfatória, mas não podemos agir sem pressupor o livre-arbítrio.
O livre-arbítrio é uma ilusão. Somos livres Somos livres apesar