filosofia
Razão:
Logos (razão, discurso ordenado)
Noesis – Intuição inteligível, razão metafísica que aprende objetos ou ideias invisíveis aos sentidos.
Interferência – Raciocínio, ou seja, articulação lógica de dois ou mais juízos que culmina numa conclusão.
Dedução – Raciocínio ou interferência que parte de premissa de carácter geral que, através da lógica, sem precisar da observação direta dos sentidos chega a uma conclusão de carácter geral ou particular.
Silogismo Regular (ou Categórico) Dedutivo – Raciocínio que se compõe de três fases ou juízos ou proposições sendo duas delas as premissas e a última a conclusão e havendo em cada uma das frases dois termos ligados entre si. Há três termos no silogismo, o Termo Maior, o Médio e o Menor. O Termo Médio nunca entra na conclusão.
Entimema – Silogismo que era regular mas que foi amputado de uma das premissas. Silogismo condicional
Modus ponens – Se a premissa menor afirma o antecedente, a conclusão também afirmará o consequente (afirmar a condição é afirmar o condicionado), mas quando a premissa menor afirma ou confirma o consequente não é válido concluir afirmando o antecedente (afirmar o condicionado não implica afirmar a condição).
Modus tollens – Se a premissa menor nega o consequente, a conclusão terá de negar o antecedente (negar o condicionado é negar a condição), mas quando a premissa menor nega o antecedente não é válido concluir negando o consequente (negar a condição não implica negar o condicionado). Silogismo Disjuntivo
Modus ponendo-tollens – Quando na premissa menor se afirma um dos pólos da alternativa, só é legítimo concluir negando o outro pólo se a disjunção exposta na premissa inicial for completa, isto é, se os termos em alternativa forem incompatíveis, completamente opostos. Quando a premissa inicial não apresenta uma disjunção completa, nada se pode concluir necessariamente da afirmação de um dos pólos da alternativa.
Modus