Filosofia
Anselmo Lázaro Branco Você sabe colocar um CD num aparelho e fazê-lo tocar, ou programar um relógio digital para despertar no dia seguinte. São casos em que você tem domínio de métodos e processos para realizar determinadas atividades. Nesse sentido, temos o domínio de técnicas. As técnicas, num sentido amplo, são o conjunto de métodos e processos aplicados a uma determinada atividade humana.
As técnicas são uma conseqüência da capacidade de pensar e criar. O geógrafo Ruy Moreira define as técnicas, como "as práticas de disciplinar a maneira de o homem lidar com o mundo que o rodeia". O mesmo geógrafo afirma que ao tocarmos um violão, expor uma idéia, plantar trigo, estamos desenvolvendo uma habilidade, uma técnica.
Evolução da técnica e adaptação
Ao longo da história, os seres humanos foram adquirindo habilidades e conhecimentos - métodos e processos - para produzir uma infinidade de coisas e realizar uma grande variedade de atividades. Isso lhes possibilitou, entre outros aspectos, adaptarem-se aos mais diversos ambientes que existem em nosso planeta. O homem consegue sobreviver e desenvolver atividades nos mais variados recantos da Terra.
Essa é uma diferença entre os animais e os seres humanos. Os primeiros adaptam-se a uns poucos ambientes ou somente a um tipo de ambiente (por exemplo, o urso polar sobrevive nas regiões frias do hemisfério Norte). Nesse sentido, dizemos que os animais estão bastante condicionados aos fatores naturais, enquanto para o homem tais fatores não são determinantes, em termos de sobrevivência, sobretudo, no mundo atual.
Para se adaptar a lugares diferentes os seres humanos precisaram desenvolver técnicas, ou seja, habilidades e conhecimentos para a produção de bens materiais e para a realização de atividades. Tudo o que as pessoas produzem para a satisfação de suas necessidades é considerado um bem material. Roupas, casas, automóveis, caderno, livro,