Filosofia
Conhecimento:
1. Cosmologia é o estudo que caracterizava a filosofia nascente, quando a maioria dos filósofos estava estudando a origem de tudo. Com o tempo ela se tornou ontologia, pois começou a estudar um princípio de tudo.
2. Eles concordam que perceber e pensar são coisas diferentes, porém para Heráclito nossa percepção nos oferece as coisas como se fosse estável, já Parmênides dizia que nossos sentidos oferecem a imagem de um mundo em constante mudança.
3. Ao contrário deles ele afirma que a verdade pode ser conhecida e que para isso devemos afastar as ilusões dos sentidos e das palavras, ou das opiniões.
4. O cristianismo adotou a ideia de separação radical entre os humanos e a divindade e dessa ideia surgiu a pergunta, como o finito pode conhecer a verdade (divina) ?
5. Era por meio dela que os problemas trazidos pelo cristianismo para o conhecimento eram respondidos.
6. As verdades de fé são reveladas por deus e iluminam o intelecto humano, já as de razão são caracterizadas pela ilusão e pelo erro.
7. Porque o desafio consiste no esclarecimento de como podemos compreender e explicar o que se passa verdadeiramente na realidade, devido a dificuldade de se chegar a verdade nos temos em que era considerada, ou seja, verdade de fé, que depende da revelação divina e só é conhecida pela fé.
8. Francis Bacon, em sua teoria conhecida como A Crítica dos Ídolos, aponta 04 tipos de ídolos ou imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos que impedem o conhecimento da verdade. A saber:
A – Ídolos da Caverna: são as opiniões que se formam em nós por nossos erros e defeitos sensoriais. Fáceis de serem corrigidos por nosso intelecto.
B – Ídolos do Fórum: são opiniões que se formam em nós em consequência da linguagem e de nossas relações com os outros. Difíceis de serem vencidos, o intelecto, mesmo assim, tem poder sobre eles.
C – Ídolos do teatro: são opiniões que se formam em nós em decorrência dos