filosofia
O conhecimento proporcionou a evolução do ser humano ao longo do tempo. A sabedoria mudou comportamentos e posicionamentos, através dela surgiram ciências e ideologias. Já passamos pelo tempo das cavernas e hoje vivemos na era digital. No entanto, para compreender todo esse desenvolvimento precisamos conhecer alguns pontos relevantes no trajeto histórico, sendo fundamental refletir sobre a influência dos mitos e o surgimento da Filosofia, pois é por meio da consciência histórica que se constrói o senso crítico, critério esse primordial para situar o indivíduo no tempo e no espaço.
É importante salientar, porém, que não satisfaz apenas saber do passado, determinando-o como algo (datas, períodos, acontecimentos) acabado e imortalizado, porque para entender a realidade vivenciada há exigência de reflexão dos acontecimentos de outrora, entendendo o por que do que vivenciamos.
As ditas verdades e as idéias sempre estão em transformação, mesmo que em processos lentos. A vida, em cada época, é entendida de diferenciadas formas, entretanto, reflete tempos anteriores.
Antes de entender a História é preciso vivenciá-la e conscientizar-se dela, sendo a investigação o meio propício para tal empreitada.
Portanto, será abordado o contexto do mito e da Filosofia, citando-se e analisando-se os mitos: Minotauro e Medusa, no intuito de resgatar a valorização e identificação da atuação do homem como agente transformador da realidade em que vive. O estudo de hoje é a reflexão do acontecimento de ontem, que construirá o amanhã, assim, é primordial uma formação significativa para os indivíduos, que parta da realidade e incentive a participação efetiva rumo à conquista das necessárias mudanças de paradigmas.
2- MITO E FILOSOFIA
A compreensão da temática do mito pode ocorrer através da conceituação do termo em abordagem ao campo da Filosofia, implicando em ampliação do conhecimento histórico. Ainda, é necessário realizar reflexão sobre a influência do tema na