filosofia
Aluna: DARLENE SCHÜTZ
Série: 3 ano 1
Monumento á Getúlio Vargas
Quem foi Getúlio Vargas
Getúlio Dorneles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Foi presidente do Brasil em dois períodos, 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres”, por ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.
A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo". Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados "getulistas". As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas".
Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi um dos mais controvertidos políticos brasileiros do século XX.
Sua importância para o Brasil (transformações).
Getúlio Vargas foi uma pessoa muito importante para nosso país, principalmente na área da política. Getúlio Vargas foi quem disse pela primeira vez: “O petróleo é nosso”; criou a Petrobrás; disse "Deixo a vida para entrar na História".
Getúlio Vargas além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
As leis criadas no governo de Getúlio Vargas determinaram:
- criação do salário mínimo e da carteira de trabalho;
- jornada diária de 8 h;
- direito a férias anuais remuneradas;
- descanso semanal e direito à previdência social;
- regulamentação do trabalho do menor e da mulher.
Que