filosofia
Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio, a cidade de Mileto abrigou os três primeiros filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
O objetivo central era explicar racionalmente a origem e características do universo (cosmologia), a natureza das coisas. Por isso, tentaram descobrir a substancias primordial das coisas (arché).
Tales de mileto acreditava que o princípio das coisas era a água, por permanecer a mesma em todas as transformações. Ela seria a arché.
Anaximandro que era discípulo de Tales tinha como princípio das coisas o infinito, o indeterminado. Para ele a arché devia ser algo que transcendesse os limites da observação e que não apenas ser uma substância primordial.
Anaxímenes discípulo de Anaximandro tinha como princípio o ar ficando entre a definição da água que era visível e o indeterminado.
2. Comente as divergências fundamentais entre Parmênides e Heráclito sobre a realidade do ser.
Para Parmênides o real se identifica com o ser único e imóvel, acessível só pela razão. Para Heráclito, ao contrário, a realidade se identifica com o devir.
3. O pensamento de Pitágoras introduziu pela primeira vez na historia da filosofia ocidental um aspecto mais formal na explicação da realidade.Que aspecto é esse?Por que é mais formal? Em comparação a que? Justifique sua resposta com exemplos.
O aspecto mais formal na explicação da realidade introduzido pelo pensamento de Pitágoras foi a tese que defendia que todas as coisa são números, isso quer dizer que o princípio fundamental (a arché) seria a estrutura numérica, matemática, da realidade.A diferença dessas coisa resultaria, essencialmente, de uma questão de números. Os pitagóricos entendiam, por exemplo, que os corpos eram constituídos por pontos e a quantidade de pontos de um corpo definira suas propriedades. O mundo teria surgido da fixação de limites para o