filosofia
CENTRO DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO DE APLICAÇÃO
MITO: “O MITO DA CAVERNA” – Platão
Boa Vista
2013
MITO: “O MITO DA CAVERNA” – Platão
Trabalho de Pesquisa apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Filosofia do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.
Prof.: Mauricio Silva
Boa Vista
2013
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO..........................................................................................
4
2
DESENVOLVIMENTO..............................................................................
5-6
3
CONCLUSÃO...........................................................................................
7
4
REFERÊNCIAS........................................................................................
8
Introdução
O que é um mito?
Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar oque não tem explicação através do relato mítico à realidade, e também oque pode ou não ser real.
O Mito da Caverna – ou Alegoria da Caverna – escrito pelo filósofo grego Platão, é uma das maiores referências filosóficas a respeito da realidade e da ilusão. Ou, como diria o filósofo, um contraste entre o mundo sensível (aquele que observamos através dos sentidos) e o mundo das ideias (aquele alcançado através de intensa reflexão). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade, onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.
Platão (428-347ª A.C) criou a alegoria do mito da caverna para ilustrar seu pensamento, explicando melhor a evolução do processo de conhecimento e a diferença entre a realidade e as projeções falsas ou