FILOSOFIA
Leia este trecho:
... a filosofia não é a revelação feita ao ignorante por quem sabe tudo, mas o diálogo entre iguais que se fazem cúmplices em sua mútua submissão à força da razão e não à razão da força. SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.2.
A partir da leitura desse trecho e de outros conhecimentos sobre o assunto, REDIJA um texto destacando DUAS características da atitude filosófica, preferencialmente, no campo jurídico.
2. Cite as principais características da escola sofística e fale sobre a importância do argumento filosófico/jurídico para a evolução do pensamento humano.
3. Quais foram as duas acusações que conduziram Sócrates a condenação? Explique o método dialético socrático. Por que segundo Sócrates: “conhecer a verdade implica em praticá-la”.
4. Por que o conhecimento mitológico é uma forma de acomodar o homem em seu meio? Por que o conhecimento filosófico interroga o próprio saber e o transforma em problema?
5. O que é filosofia? Em sua opinião: para que serve a filosofia?
6. O que é conhecimento? O que podemos conhecer?
7. Qual é o sentido último do universo e da vida humana?
2: Os sofistas marcam a passagem do período cosmotológico para o período antropológico, centrado em questões lingüísticas, gramaticais, epistemológicas e jurídicas. As características gerais dos sofistas são as seguintes:
Relativismo: Tudo que existe é impermanente, mutável e plural. Tudo muda, as essências das coisas são variáveis e contingentes;
Subjetivismo: Não existe verdade objetiva. As coisas são como aparecem a cada um. O homem é a medida de todas as coisas.
Ceticismo: Não podemos conhecer coisa alguma com certeza absoluta. O conhecimento humano é limitado às aparências;
Indiferentismo Moral e