Filosofia
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
ICHS Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Discente: Tiago Peixoto Da Silva Matricula: 201131536-9
Disciplina: Introdução a filosofia Docente: Walter Valdivino
INTRODUÇÃO MacIntyre é um filósofo escocês, radicado nos Estados Unidos desde 1969, de grande repercussão no debate ético-político contemporâneo. A sua formação filosófica se deu através da filosofia analítica e, em suas primeiras obras, adotou esse modo de reflexão filosófica como em Marxismo: Uma Interpretação (1953), O inconsciente: “Uma análise conceitual” (1958), Dificuldades na crença cristã (1959) e Escritos Éticos de Hume (1965).
MacIntyre inaugurou em 1966, com UMA PEQUENA HISTORIA DA ETICA, uma nova fase de sua produção acadêmica, que chegaria ao auge em 1981, com Depois da Virtude. Nessa obra, o autor considera o método analítico impróprio para o exame de questões éticas e sua escrita tem como principais características a crítica à modernidade e a retomada do aristotelismo.
Depois da Virtude é a primeira parte de uma série de três livros nos quais MacIntyre vai, aos poucos, corrigindo e reformulando sua argumentação, mediante a consideração das críticas feitas e de sua reflexão própria. As demais obras da sua suposta trilogia seriam Justiça de quem? Que racionalidade? (1988) e Três versões rivais da investigação moral (1990).
Alguns dos argumentos defendidos pelo autor em Depois da Virtude serão modificados posteriormente ou até mesmo abandonados. Após a primeira publicação, a teoria das virtudes de MacIntyre causou grande repercussão no âmbito da filosofia moral contemporânea, mesmo entre autores não adeptos a uma re-apropriação do aristotelismo. Depois da Virtude foi objeto de muitas resenhas e alvo de elogios, assim como de controvérsias e críticas. Em resposta a seus críticos, MacIntyre publicou uma segunda edição, em 1984, na qual, além de fazer algumas das correções sugeridas, esclarece pontos importantes. Discorra sobre o