Filosofia
Samuel Vinhas Quadros
RESUMO
Estudo da vida e obra do filósofo grego Tales de Mileto. Aborda a pessoa de Tales, revelando na sua biografia quem foi e o que fazia este filósofo. Mostra como ele é conhecido na história da filosofia. Relata a visão de Tales a respeito do princípio de todas as coisas. Afirma que Tales elegeu a “água” como o princípio do Cosmos e diz o porquê dessa escolha. Aborda também a contribuição deste filósofo para a origem da filosofia grega e ocidental com a proposição “Tudo é um”. Mostra que com Tales há uma distanciação do pensamento mítico e um exercício do pensamento racional, deixando de lado as percepções sensíveis.
Palavras-Chave: Tales, Princípio, “Água”.
1 INTRODUÇÃO
A filosofia grega tem seu início, por volta do século VI a. C. os gregos construíam teorias filosóficas a respeito do universo, do cosmos. Eles buscavam dar uma explicação racional à realidade, dessa forma, surgiram as várias escolas filosóficas gregas. A escola Jônica foi a primeira.
A escola jônica tem com fundador Tales de Mileto. Este primeiro pensador, assim como os demais, teve como problema filosófico a descoberta de um princípio (arché) que explicasse a origem de tudo o que existe. Como Tales foi o primeiro a meditar a respeito desse princípio, é dado a ele o título de iniciador da filosofia da physis. A ele também é atribuído o começo da filosofia grega e ocidental.
Como já foi dito, Tales foi o primeiro a meditar a questão do principio das coisas, dessa forma ele concebeu a ideia de que deveria existir um único princípio originário, que daria existência a todas as coisas, para tanto ele nomeou como matéria primordial, do qual tudo deveria sua origem, a “água”.
É com essa valiosa afirmação que surge a filosofia e, é com essa afirmação que Tales propõe aos gregos uma nova visão de mundo, baseada na racionalidade. Tales desperta nos gregos o exercício da consciência crítica,