Filosofia
DISCIPLINA: FILOSOFIA
ALUNAS: MAIMONA MAY DOMINGOS (CURSO: ADMINISTRAÇÃO) NADJA NANGI DOMINGOS (CURSO: ARQUITETURA)
ATIVIDADE 5
1. Quais os significados que a palavra lógica tem no uso cotidiano?
Resposta: De desenvolver o raciocínio de cada um, de ser um percurso para se chegar até um "fim" de algum problema para se tentar resolver. Podemos dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam.
“Ela [a Lógica] lhe dará clareza de pensamento, a habilidade de ver seu caminho através de um quebra-cabeça, o hábito de arranjar suas idéias numa forma acessível e ordenada, e mais valiosa que tudo, o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes que você encontrará tão facilmente nos livros, jornais, na linguagem cotidiana e mesmo nos sermões e que tão facilmente enganam aqueles que nunca tiveram o trabalho de instruir-se nesta fascinante arte” (Lewis Carroll).
2. Por que, para Aristóteles, a lógica não fazia parte de sua classificação geral dos conhecimentos?
Resposta: Porque para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon, palavra grega que significa instrumento.
3. Quais as características principais da lógica contemporânea?
Resposta:
A lógica caracteriza-se como:
Instrumental: é o instrumento do pensamento para pensar corretamente e
Verificar a correção do que está sendo pensado;
Formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressa através da linguagem;
Propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações)