Filosofia
(conjunto de conceitos que vamos utilizar para compreender a acção humana e que contribuem para a atribuição de responsabilidade):
• Acção humana: é o que fazemos de forma voluntária, consciente e intencional.
• O objectivo da filosofia da acção: é analisar e tentar compreender o agir do ser humano, isto é, fazer a distinção entre: - O que fazemos e o que acontece; - Saber se o que fizemos foi de carácter consciente e voluntário ou não; - Saber qual a intenção, o desejo e o fim; - O motivo, a razão e o projecto; - Fazer a distinção entre o agente liberdade e responsabilidade.
• O que define uma acção consciente e voluntária? (dar exemplos)
A acção humana é uma acção que define a acção consciente e voluntária, isto é, aquilo que queremos fazer por vontade própria e de que realmente temos consciência. Por exemplo, ir ao cinema é algo que à partida faremos voluntariamente e de uma forma consciente, nós vamos com vontade de ver o filme e temos a consciência de que o estamos a ver. Por isso, ir ao cinema é considerado um de muitos exemplos de uma acção humana. Ajudar os nossos amigos ou família, emprestar o nosso telemóvel a alguém, contar uma piada, sorrir, todos estes exemplos fazem parte da acção humana, pois são actos que o indivíduo, querendo realizá-los, tem vontade de os fazer – são coisas que se fazem de livre vontade e com consciência.
• O que é uma acção intencional?
A acção intencional é uma acção consciente e voluntária que implica um desejo, uma crença, um querer trazer algo por se acreditar que ao fazê-lo se atinge um determinado fim, ou seja, é nada mais nada menos que uma acção estratégica.
• Agente ≠ Agido
Agente – aquele que pratica a acção; aquele que interfere e tenta agir sobre a situação. Agido – o