Responsabilidade sócio ambiental e empresarial
O CENÁRIO BRASILEIRO
Curso: Administração de Empresas
Orientador: Prof. Msc. Alexandre Aparecido Dias
1. INTRODUÇÃO
As empresas brasileiras adotaram o conceito de Responsabilidade Sócio-Ambiental Empresarial (RSAE) proposto pelo Instituto Ethos, o qual se baseia em valores éticos e um ambiente de trabalho mais justo e agradável, onde o colaborador possa ter liberdade de expressão e possa compartilhar das decisões da empresa como o grupo. O conceito de RSAE do Instituto Ethos é definido como:
“A forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todas as pessoas com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”. (INSTITUTO ETHOS, XXXX, p. XX).
As empresas que buscam competitividade sadia e mais lucratividade em seus negócios devem estar atualizadas sobre todos os assuntos que sejam relacionados ao bem estar social e ambiental, sabendo que dessa forma seu comprometimento com as relações públicas e ambientais não estarão menosprezadas perante a sociedade. Indicadores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social mostram que a evolução das empresas que optam por incluírem este segmento de responsabilidade em seus valores éticos cresce a cada dia e mostra uma sociedade mais preocupada com a integração das pessoas em uma sociedade mais justa e conscientização para um futuro melhor.
As mudanças realizadas na sociedade são visíveis. Todas as áreas exigem aprimoramentos específicos sejam teóricos, práticos ou tecnológicos. Existem hoje no mercado novos métodos de ensino para que as empresas atribuam ao seu