Filosofia
Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.
2. Que é Kínesis ou devir? Por que essa idéia é central no pensamento pré-socratico?
O devir é o admitir do mundo como uma mudança constante em todos os seus aspectos. Os filosofos pré-socráticos jônios aceitaram o devir e procuraram encontrar na natureza a sua subtancia reguladora, os filósofos pré-socráticos eleatas negaram e devir e afirmaram a unicidade do Ser sob várias maneiras.
3. Que ensinam os sofistas?
Eram muito habéis do discurso e retórica, e ensinavam mediante pagamento, pois sua educação era voltada para os interesses da elite.
4. Que propunha Sócrates contra os sofistas?
Os sofistas cobravam por seus ensinamentos, e Sócrates era um pensador do povo, não acreditava na cidadania imposta naquele período, em que se limitava o saber. Propunha que, antes de querer conhecer a Natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.
5. O que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas?
Pretendia buscar a verdade de uma coisa, de uma idéia, de um valor. Ao fazer suas perguntas referindo-se a idéias, valores, práticas e comportamentos que julgavam certos e verdadeiros, fazia com que os atenienses descobrissem, surpresos, que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças, seus valores e suas idéias. Dessa maneira, suscitando úvidas, fazia-os pensar não só sobre si mesmos mas também sobre a