Filosofia
1. Que significa dizer que a Filosofia está na história e tem uma história?
Está na história: a filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido.
Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filó-sofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filóso-fos prosseguem ou tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam re-solver.
2. Que ideias novas a patrística introduziu na Filosofia grega? Por que tais ideias são consideradas dogmas?
3. Qual a posição dos filósofos cristãos sobre as relações entre fé e razão?
4. Resuma as três grandes linhas da Filosofia da Renascença e explique por que exprimem o humanismo renascentista.
5. Por que podemos chamar a Filosofia moderna de racionalismo?
6. Quais as principais afirmações da Filosofia das Luzes?
7. Como os filósofos do século XIX (Hegel e Comte) entendiam a história?
Augusto Comte partilhava dos mesmos ideais de Hegel acerca da filosofia. Segundo Hegel a história é a realidade, e a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos. O filósofo alemão assim como o francês Comte entendiam que a história era contínua, sendo assim a história de cada sociedade uma etapa na cadeia de civilizações.
8. Como os filósofos do século XX passaram a pensar a história?
Os filósofos do século XX pensavam na história como descontínua onde cada sociedade tem sua história própria em vez de ser exclusivamente uma etapa numa história universal das civilizações.
9. Por que, no século XX,desapareceu o otimismo com relação às ciências e às técnicas?
O otimismo científico-tecnológico, no século XX, foi se esvaindo tendo em vista os episódios caóticos desse século, como as duas guerras mundiais, as ditaduras na América Latina e na África, o bombardeio de Hiroshima e Na-gasaki