Recilagem de óleo de cozinha
Introdução
Esta cartilha tem como objetivo principal orientar sobre o que fazer com o óleo de cozinha depois de utilizado, onde descartar? Em que podemos transformar esse material. Para isso, devemos inserir a Conscientização Ambiental que começa em nossos lares. Iniciamos a conscientização com reciclagem que engloba coleta e o beneficiamento do óleo de cozinha.
Hoje o óleo de cozinha já pode ser 100% reciclado e transformado em vários itens para o nosso consumo ex; sabão, detergente e glicerina. As empresas também se utilizam do óleo de cozinha reciclado no uso da matéria prima ex: na fabricação de ração animal, Glicerina para tinta e na produção do biodiesel.
O Óleo e o Meio Ambiente
O óleo de cozinha é totalmente perigoso para o meio ambiente, nunca devemos jogar resíduos de óleo na pia, nas redes de esgoto, no lixo e nem sobre o solo. O óleo quando jogado sobre o solo tona-o impermeável podendo chegar ao lençol freático, também acaba matando toda a vegetarão e causando enchentes. Quando jogado na pia alem de entupir a tubulação vai direto pra água no tratamento de esgoto podendo chegar aos rios e é cientificamente provado que um litro de óleo pode causar a contaminação de um milhão de litros de água.
[pic][pic]
Atitudes assim, levam a destruição do Meio Ambiente.
[pic]
Reciclagem
Lançado recentemente em Jaraguá do Sul o programa “De Óleo no Futuro”, o programa possui abrangência estadual e visa à reciclagem de óleo de cozinha. O óleo que será recolhido passará por processo de filtragem e será utilizado como matéria prima na fabricação de sabão e detergentes, que posteriormente serão entregues as unidades coletoras (escolas).
[pic][pic]
Como fazer a coleta do óleo?
[pic]
Atitudes assim, levam a salvação do Meio Ambiente!
[pic]
[pic]