Filosofia
Campos de investigação da filosofia
Os principais períodos da filosofia grega definiram os campos de investigação filosóficos na antiguidade. A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em quatro grandes fases ou épocas:
Grécia homérica, correspondente aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus dois grandes poemas Ilíada e Odisséia;
Grécia arcaica do século VII ao Século V antes de Cristo, quando os gregos criaram as suas principais cidades como Atenas e Esparta.
Grécia clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve.
Grécia helenística, a partindo do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio do império de Alexandre da Macedônia e depois para o império Romano.
Entretanto, o apogeu da Filosofia da Cultura e da sociedade gregas; Portanto, durante a Grécia clássica. Os quatros períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece são: Período pré-socrático, Período antropológico, Período sistemático, Período Helenístico. Portanto, pode-se perceber que os dois primeiros períodos da Filosofia grega têm como referencial o filosofo Sócrates de Atenas, donde a divisão em Filosofia pré-socrática e socrática.
Período pré-socrático ou cosmológico
Dois dos principais filósofos foram: Tales de Mileto e Pitágoras.
Uma das principais características da cosmologia é: Uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos fazem parte de modo, que ao explicar a natureza, a filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres humanos.
Período socrático ou Antropológico:
È a época de maior florescimento da democracia. A democracia grega possuía entre outras duas características de grande