Filosofia
“A verdadeira Filosofia é reaprender a ver o mundo”. (Merleau-Ponty)
“Uma vida sem busca não é digna de ser vivida”. (Sócrates)
A palavra filosofia vem do grego e é composta por duas outras: Philo deriva-se de (philia), significado: amizade, amor. E Sophia quer dizer sabedoria.
Por que estudar Filosofia?
O estudo da Filosofia é bastante amplo e de difícil delimitação. Não é tão simples fazer uma análise filosófica, como se chegar a um cálculo matemático. Os objetivos para esse estudo estão na natureza e nas relações humanas, ou seja, quase todas as áreas do conhecimento humano podem sofrer uma pesquisa filosófica.
No mundo, a verdade está em constante conflito. Graças ao intercâmbio com outros pensadores, o filósofo vê a verdade ainda que não absoluta, revelar-se aos seus olhos.
Quem se dedica a Filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, partilhando com seus concidadãos, do destino comum da humanidade.
Todas as pessoas podem refletir e agir sobre si mesmas e sobre suas realidades. Esse “filosofar” espontâneo do homem comum é denominado filosofia de vida. O filósofo é aquele que se aproxima da sabedoria, que procura o conhecimento.
Marilena Chauí, filósofa e professora da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). “Acredita que não se deve aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”. Há várias filosofias com respostas diferentes. Não existe uma resposta absoluta. Marilena ainda escreveu inúmeros livros, dos quais utiliza de um em específico para produzir este artigo: "Convite à Filosofia", de 1994. Nele, ela se apoia numa filosofia humanitária para esclarecer alguns dilemas mundiais e suas