Filosofia
Antropologia Filosófica Profª. Valéria
FACETEN – Antropologia Filosófica / Profª. Valéria
Atividade: “O ventre dos filósofos”, Cap. 3.
1. Faça uma síntese do texto destacando qual é a tese, a intenção do autor ao escrevê-lo.
Nesse texto o autor tenta desvendar os gostos gastronômicos de J.J.Rousseau baseado nos seus ensaios filosóficos ao mesmo tempo em que faz uma crítica às idéias contida nesses ensaios
2. Que relação pode haver entre a concepção de homem e aquilo que ele toma por alimento – “o homem é aquilo que ele come”?
Essa frase aparece pela primeira vez nos ensaios do filosofo alemão Ludwig Feuerbach, com a idéia em que o homem é apenas matéria, negando sua parte espiritual. Karl Marx utiliza a mesma frase em seus escritos com o sentido econômico. Nos escritos de Rousseau a idéia da alimentação segue a evolução do homem de seu estado natural ao civilizado passando de uma alimentação natural e rústica durante o seu estado natural para uma alimentação mais elaborada à medida que se torna um personagem das civilizações. O conceito atual da frase está ligado a saúde, buscando uma alimentação balanceada e saudável para que tenhamos mais qualidade de vida.
3. Explique o significado desta frase para o autor do texto e suas implicações hoje: “o desejo do excesso é o fundador da desigualdade.”
Para Rousseau o homem natural era livre e solitário suas necessidades básicas eram supridas pela natureza. Sendo quase nula a desigualdade no estado da natureza, deve sua força e seu desenvolvimento a nossas faculdades e aos progressos do espírito humano, tornando-se afinal, estável e legitimo graças ao estabelecimento da propriedade e das leis. É o contrato ilegítimo que todos firmaram que torna legal à maioria servir a minoria, os fortes submeterem-se aos os fracos. O direito de propriedade segundo Rousseau foi o estopim para as desigualdades permitiu que uns acumulasse bens em detrimento de