Filosofia e Ética
DATA 10/08/2013
NOME DO ALUNO: ALEX JOSÉ PAYÃO GOMES
POLO: BARROSO
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
TUTOR: PATRICIA FATIMA DO SACRAMENTO
1) Com base no livro texto, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Resposta: Foi a necessidade de obterem respostas clara das questões do cotidiano humano, como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc..., A filosofia nasce com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal.
2) Para dar alguma utilidade à Filosofia, muitos consideram que, de fato, a Filosofia não serviria para nada, se “servir” fosse entendido como a possibilidade de fazer usos técnicos dos produtos filosóficos ou dar-lhes utilidade econômica, obtendo lucros com eles; consideram também que a Filosofia nada teria a ver com a ciência e a técnica. Assim argumente qual seria a verdadeira utilidade da filosofia?
Resposta: Acredito que seria principalmente despertar o indivíduo para a liberdade de expressão e o questionamento sobre todas as teorias que nos cercam e também desenvolver o espírito investigativo e a auto-crítica.
3) a) Por que a filosofia é perigosa?
Resposta: Porque, como se diz no popular, conhecimento é poder, logo, com o conhecimento gerado pela filosofia, passamos a ter muito poder, como poder podemos entender principalmente persuasão entre outras coisas do gênero, como sabemos também, muitas pessoas não usam o seu poder para o bem comum, e sim para o bem pessoal, o que leva a filosofia se tornar uma arma perigosa, porém o equilíbrio é sempre restaurado por aqueles que os usam para o bem comum.
b) Em que sentido a “antifilosofía é uma filosofia”?
Resposta: A anti-filosofia é a realidade vivida sem questionamentos singulares sobre as diversas questões que nos envolvem, ou seja, viva sem se preocupar de o porquê das