Filosofia e igreja católica
“tu ES Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (Mateus, cap. 16, vers.18). Faz 2009 anos que Jesus, filho de Deus, disse isso para Pedro, um homem simples como qualquer um de nos dando para ele uma missão que para muitos da época poderia parecer impossível: ensinar aos homens que seu estilo de vida, seus costumes, suas crenças e seus hábitos teriam que ser reciclados para Deus.
Como já mencionamos Pedro era um homem comum, igual a todos, se o homem é falho, então Pedro que era homem, também era falho.
É ai que começa o nosso debate, a igreja è uma instituição divina, sonhada por Deus Pai, fundada por Deus Filho e guiada e orientada ate hoje pelo Deus Espírito Santo (que são um só Deus, a santíssima trindade), mesmo assim temos que entender e lembrar em todos os momentos que mesmo com a ajuda divina a igreja constituída por homens e para homens, e que muitas vezes para atender as necessidades humanas a igreja comete falhas que para o senso critico pode parecer imperdoáveis, mas se analisados pela essência humana podem ser entendidos e talvez perdoados pelas pessoas que infelizmente crescem conhecendo apenas uma versão de fatos errados que mancharam a alvura da bela historia da igreja de cristo.
A Idade Media
Durante a idade media a igreja católica passou por dois conturbados acontecimentos na sua historia que até hoje fieis de todo o mundo tentam entender o porquê de tudo isso, muitos criticam, por que só sabem o ponto que a nossa historia conta, mas como tudo o que existe a seu outro lado na moeda, os erros cometidos pela a igreja durante idade media tem os seus motivos, que a historia infelizmente escondeu, aqui vão eles:
A Santa Inquisição
A igreja católica tinha em sua mente todas as verdades absolutas, e agia assim, como nos muitas vezes acreditamos em uma coisa, nos temos como imutável e