Desenho tecnico
PROJEÇÃO ORTOGONAL
Projetar significa "incidir sobre" e as formas mais comuns de projeção estão sempre associadas à luz como elemento projetante que incide sobre alguma coisa material. Projeção vem de PROJETAR: atirar longe, arremessar, lançar algo sobre uma superfície. Projetar significa representar graficamente, em um plano, uma figura localizada no espaço. Existem várias formas de projeção, entretanto a ABNT adota a PROJEÇÃO ORTOGONAL, por ser a representação mais fiel à forma do modelo.
PROJEÇÃO NA RETINA
O primeiro local onde aparece o conceito do projeção é na própria formação da imagem no olho humano. Neste caso, raios provenientes de uma fonte luminosa são refletidos por um objeto, atravessam a pupila e atingem a retina produzindo a imagem que enxergamos.
PROJEÇÃO DE SOMBRA
As sombras, são outra forma de projeção encontrada no dia-a-dia. Os raios de luz que foram refletidos deixaram de atingir uma parede que estava atrás do objeto. Desta forma, essa região não iluminada delimitará a sombra do objeto.
PROJEÇÃO DE SLIDE
Outro exemplo, seria o de um projetor de slides, no qual uma película translúcida contendo uma imagem é colocada entre una fonte de luz e uma tela de projeção.
PROJEÇÃO NA MÁQUINA FOTOGRÁFICA
Em uma máquina fotográfica ocorre um processo semelhante àquele do olho, no qual a retina é substituída pelo filme e a pupila substituída pelo diafragma.
PROJEÇÃO EM DESENHO TÉCNICO
A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza.
Para entender bem como é feita a projeção ortográfica você precisa conhecer três elementos: o modelo (ou o objeto), o observador (ou o centro de projeção) e o plano de projeção.
A projeção pode ser: · Cônica (ou Central) quando o centro de projeção esta a uma distancia finita da superfície; · Cilíndrica (ou Paralela)