filosofia xenofobismo
01-07-2011
Tânia Fernandes
Página 1
INTRODUÇÃO
Hoje em dia cada vez mais existe preconceito entre a humanidade, olhamos de lado para pessoas quando não são, esteticamente parecidos connosco, que têm uma pigmentação diferente de pele, se têm linguagem, culturas, crenças, género, estatutos profissionais, relações amorosas, ou partidos políticos diferentes do nosso. Assim o conceito da frase “todos diferentes todos iguais”, não é colocado na prática, falamos de um mundo cheio de defeitos, como ganância e preconceito, que não os consegue ver, de um mundo em que todos conseguem ver os defeitos dos outros sem nunca se terem olhado ao espelho.
A esta forma de vida foi lhe dado outro nome mais simpático, “Etnocentrismo”, segundo o dicionário o etnocentrismo são todos aqueles que olham os outros de uma forma diferente por não serem iguais a eles, englobando qualquer tipo de diferença.
Havendo ainda que se dê ao luxo de dizer que pode ser doença, embeleza-se mais uma vez nomes para aqueles que não seportão os estrangeiros em suas terras, sem pensarem que um dia também podem ser imigrantes ou foram, e que a terra que pisam não é de ninguém, a estes dizem ter Xenofobia.
Mas desde que o mundo é mundo sempre houve uma falta de compreensão por tudo o que é diferente, os supostos civilizados que iam para a selva dizer aos indígenas que estava errada a sua forma de vida, que teriam de vestir as roupas e viver em casas iguais às deles.
Infelizmente a nossa história conta com varias situações de descriminação, Racismo, chauvinismo, xenofobia, discriminação por serem mulheres, etc. Neste trabalho irei falar sobre Racismo, chauvinismo e xenofobia Tânia Fernandes
Página 2
RACISMO
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando