Filosofia: um caminho para o desenvolvimento humano
O que é filosofia? Podemos definir que filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Segundo a sua etimologia, filosofia é uma palavra de origem grega1, philosophía, que significa “amor a sabedoria”, “amor ao saber”.
A filosofia é um caminho para o desenvolvimento humano, por fomentar nele uma concepção unitária e total do mundo e da vida. Não oferecendo respostas prontas, mais indicando os caminhos para a elaboração do pensamento.
Nós seres humanos estamos sempre em busca de compreender o mundo que está diante de nós, tentando responder perguntas tais como: Quem sou eu? Onde estou? Como entender o que me cerca e como agir diante do que acontece?2
Estes desdobramentos tem conduzido o homem à encontrar um grau de coerência para superar as suas dúvidas, levando-o a compreensão de si mesmo e do seu semelhante. Desenvolvendo também no homem a capacidade de refletir sobre seu próprio mundo, classificando-o de uma maneira sistemática através de símbolos. Um símbolos é uma construção social, “...elaborado a partir da combinação da imagem com o seu significado...”3, podemos até afirmar que também é temporal, pois cada época tem uma forma de interpretá-los, de acordo com a imaginação e pela própria experiência pessoal de vida ou até mesmo coletiva.
Ao asseguramos que a filosofia não oferece respostas prontas mas aponta os caminhos, podemos pensar nela como um objeto que tem por causa primária o conhecimento do ser humano. Com está afirmação podemos dizer que a filosofia e história são parceiras na busca pelo saber humano. Friedrich Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, escreveu um livro chamado “Humano, demasiadamente humano” e corrobora com o mesmo pensamento ao afirmar: “...que o objeto da filosofia é conhecer o ser humano, e o seu modo de ser...”4.
O conhecimento do ser humano vem