Filosofia Teste Maio
Analise comparativa entre duas teorias do conhecimento
O racionalismo cartesiano:
1. Descartes como filósofo racionalista.
René Descartes foi um filosofo cuja investigação se centrou sobretudo no problema do conhecimento, nomeadamente em determinar a sua natureza e o valor que lhe pode ser conferido. Foi o criador da filosofia moderna, por ter rompido com os modelos tradicionais que vigoravam até então(filosofia escoclástica). É conhecido por um dogmato.
2. - O projeto cartesiano.
Descartes, inspirado pelas ciencias matematicas, por estas serem rigorosas e exatas, tinha como principal objetivo construir um sistema de filosofia que fosse capaz de assegurar o conhecimento universal válido. Então decidiu pôr em duvida tudo o que anteriormente tinha sido aceitado como certo, adotando deste modo uma postura cética.
3. - O papel e as características da dúvida.
A duvida é fundamental na filosofia cartesiana, através dela são recusadas todas as crenças onde se note a minima suspeita de incerteza ou erro. A duvida apresenta-se como um instrumento da razão e é através dela que Descartes vai analisar, questionar e criticar todas as areas do saber da sua epoca.
A duvida é caracterizada como sendo Metódica (rejeita todas as crenças/conhecimentos que provocam a menor duvida, erro, incerteza), Hiperbólica (rejeitar tudo exageradamente, como se tudo fosse falso onde se note a menor suspeita de incerteza), Provisória (a utilidade da duvida é apenas necessaria até se encontrar a ideia evidente para fundamentar) e Universal e radical.
4. - Os níveis da dúvida.
Descartes sentiu a necessidade de duvidar dos sentidos,visto que nos enganam frequentemente, duvidar dos conhecimentos transmitidos pela sociedade, por nao se ter feito uma devida análise, duvidar do seu proprio raciocinio e da própria realidade, dada a impossibilidade de establecermos a distinção entre o que ocorre quando estamos acordados e o que acontece nos nossos sonhos.
5. - A evidência do cogito.