Filosofia reta final oab
Alysson Rachid
17
introDução No Ocidente ela é fruto da cultura grega, constituindo um dos pilares da cultura ocidental, podendo ser interpretada como “amor ou amizade pela sabedoria”.
Possui como finalidade despertar a reflexão a fim de se buscar verdades. Visa o novo, possibilitando mudanças e melhorias. A filosofia do direito, como o próprio termo diz, é a filosofia aplicada ao direito. Busca analisar as atitudes e as atividades dos operadores de direito e juristas. Desde o seu nascimento, por volta do século VI a.C, destacam-se algumas características relevantes quanto o seu conteúdo, o seu método e a sua finalidade, que podemos resumir da seguinte forma:
Conteúdo Conteúdo A filosofia procura explicar todas as coisas, não se limitando a uma parte ou setor da realidade, como ocorre em ciências como a biologia e a física, por exemplo. Assim, resumimos que a filosofia procura ser a explicação de tudo.
Método Método
Finalidade Finalidade A finalidade da filosofia é a busca da verdade ou, em outros termos, é a vontade de se alcançar o conhecimento.
A filosofia busca a explicação de tudo por meio da razão, de forma que procura ser a explicação racional da totalidade das coisas. Nesse sentido, o pensamento racional tentou substituir as explicações mitológicas e religiosas.
FilOSOFiA dO diREiTO – alyssOn raCHid
592
Assim, podemos dizer que a filosofia é um conhecimento que busca chegar à verdade e a causa das coisas através da razão. • Elementos A filosofia do direito, por meio de seus pensadores, observa e analisa elementos fundamentais para o entendimento do fenômeno jurídico. Daí nascem questões como o que é o direito e o que é a justiça.
Direito O termo “direito” possibilita diversas interpretações, podendo, por exemplo, ser analisado como:
Direito
Um conjunto de normas.
Um comportamento de um grupo na sociedade
A busca de fins importantes (por exemplo a justiça)
O resultado de um processo histórico