FILOSOFIA RESUMO
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MITO E A FILOSOFIA?
MITO FILOSOFIA
A lógica do mito repousa em ambivalência Ruptura com a lógica da ambivalência
Crenças e lendas que, de modo simbólico fornecem explicações para a realidade Pensamento positivo que inclui o sobrenatural (não há inferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos)
Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas) Racionalidade (explicações baseadas na razão)
Natureza e sociedade estão confundidas Os elementos da natureza estão separados da sociedade
Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis) Pluralidade de explicações possíveis (admite várias explicações e todas podem ser questionadas)
R: Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Filosofia é uma ciência que explica o que é a realidade e o que somos nela.
O mito é uma crença em algo superior.
Mito= Conjunto fechado de conhecimentos, capaz de explicar a realidade do meio. Tenta explicar a realidade pela própria realidade. Trabalha com o conceito, através dos sentidos.
Filosofia= Conhecimento objetivo, caracterizado pela razão, preocupa-se com a essência das coisas.
A essência, algo imutável, é o princípio para os pré