filosofia resumo 10º ano
Filosoficamente Valor é a interpretação introduzida por nós nas coisas, nas relações entre os homens e destes com o mundo. Valores são significações dadas pelo homem, no uso de sua razão, a tudo aquilo que se relaciona, do ente ao objeto, das coisas aos sujeitos, da objetividade do fazer a subjetividade do pensar e agir no mundo, físico e metafísico.
Os Valores são sempre uma relação entre: os sujeitos que valoram e as coisas valoradas.
Para simplificar podemos entender o Valor como um princípio geral e universal que serve de guia para o agir e pensar do homem no mundo. O valor está presente no homem, nas atividades humanas e no mundo humano. O valor é o princípio norteador das escolhas humanas (os fins), o desejável, o preferível.
A escala dos valores
Os valores éticos e morais, isto é, atuam sobre o juízo entre o bem e o mal. Político é a ação normativa do comportamento, costumes, hábitos, normas e leis. Religioso é o juízo sobre o que é bom para o espírito e diz das coisas da alma. O valor estético, que opera um juízo sobre o belo e o feio e diz respeito às coisas do mundo sensível, da Natureza.
Polaridade
Polaridade é uma característica dos valores que consiste em que cada valor tem um contravalor/oposto, o contravalor pode ser positivo ou negativo. É possível classificar os valores considerando a sua polaridade.
Historicidade
Os valores sofrem alterações e desenvolvimentos, relativizam-se em função da época e do contexto sociocultural, refletindo a sua ligação e enraizamento na História da humanidade.
Hierarquização
Critério que traduz o facto de os valores serem susceptíveis de se organizar numa lógica de maior ou menor importância, dando origem a uma escala ou tábua de valores: cada sujeito, cada sociedade, hierarquiza os seus próprios valores segundo critérios de maior ou menor preferência e importância.
Absolutividade e relatividade
O absolutismo consiste na objetividade, absolutividade, defendendo assim que os valores