Resumo de Filosofia 10º ano- atitudes perante o multiculturalismo
• Atitudes para resolver o problema da multiculturalidade: o Etnocentrismo:
Posição filosófica que tende a sobrevalorizar os valores de uma cultura, usando-os como padrão para o julgamento de outras culturas, que são, portanto, inferiores e desconsideradas por essa cultura. Às culturas “inferiores” são impostos os valores da cultura que se autoconsidera superior, prática comum, por exemplo nas colónias de Portugal nos descobrimentos. É uma teoria unilateral e extremista pela indiferença que incute, devida a esse desprezo pelas culturas “inferiores”, criando xenofobia, racismo e nacionalismo em excesso, não deixando de promover a assimilação dos povos pelo “colonizador”. o Relativismo:
Posição filosófica que tende a aceitar todas as práticas culturais, pelo que as relativiza. Numa atitude relativista aceita-se que todas as posições são corretas dentro de um contexto cultural, sendo praticada a tolerância passiva que incute indiferença e promove a segregação das minorias sociais. O relativismo não aceita uma evolução cultural, a existência de uma verdade melhor que se atinge pela evolução ou incongruências valorativas dentro de uma cultura; no entanto, considera a igualdade biológica e psicológica, o respeito intercultural e tolerância (passiva). Esta teoria é ultrapassada pelo valor da dignidade humana que transcende todos os outros e invalida esta teoria. o Interculturalismo
Posição filosófica que vem a preencher as lacunas de ambas as restantes teorias, pelo que promove o diálogo intercultural de maneira a aperfeiçoar práticas menos éticas e a aculturação como forma de atingir um mundo melhor. Esta teoria reconhece a natureza pluricultural e multifacetada do Homem, assume a universalidade dos Direitos do Homem pois estes defendem a dignidade Humana, promovendo a interação e a integração de diferentes povos com vista para a resposta a problemas Mundiais.
• Cultura: o Entende-se por cultura a realização dos valores de um grupo, o