FILOSOFIA questoes
1 - qual é a tese de Trasimaco em Republica 1 sobre a justiça?
R: A justiça não é outra coisa, e em toda a parte, senão a conveniência do mais forte. E como os governos têm o poder (sendo os mais fortes) seria justo para eles aquilo que lhes convém, castigando assim aqueles que seriam os injustos, os que violam as leis, os transgressores”.
“Em toda parte, o homem justo fica em uma posição de inferioridade em relação ao homem injusto. A injustiça é mais vantajosa que a justiça. Portanto é melhor a vida do injusto do que a do justo.
“A injustiça é mais poderosa, mais forte do que a justiça.
2 – Qual a tese de Cálicles, no dialogo Gorgias, sobre a justiça?
R: Cálicles afirma que a justiça um engano, porque impõe a igualdade onde teria direito a dominar o mais forte. Mas em ambos os casos se reconhece à justiça um conteúdo próprio: a justiça não é redutível à força justamente porque é ou um modus vivendi entre pessoas que estão submetidas a uma igual necessidade, ou uma convenção enganosa imposta pelos fracos para fugir do legítimo domínio dos fortes. Trasímaco, com sua tese, se subtrai às dificuldades características da crítica aristocrática da democracia, que, depois de ter invocado o princípio geral do predomínio da força, o afirmava como legítimo só no caso particular do governo aristocrático. A justiça, para Trasímaco, se reduz em todos os casos a um instrumento do poder constituído
3 – Qual é a critica Socratica, as referidas teses
4 – Explique a concepção de Heraclito sobre, ser, daquilo que existe?
R: “é Impossivel o homem se banhar 2 vezes no mesmo rio”
Para Heraclito o Ser nunca é, o ser auto se nega
Ele defente a questão do mobilista
Ele antecipa o que chamamos hoje de Logica da Dialetica.
5 – Explique a concepcao de Parmemides sobre a realidade?
Parmemides é considerado um pensador da lógica da identidade.
Para Parmemides existe 2 vias, a via da opniao e a via da verdade
A via da opniao nos leva ao erro a ilusao
A via da verdade nos so