Filosofia politica contemporanea
A filosofia contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX e chega aos nossos dias. Esse período, por ser o mais próximo de nós parece ser mais complexo e o mais dificil de definir, pois as diferenças entre as várias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes porque estamos vendo surgir entre nós.
Consideramos como contemporânea esta filosofia porque ela se estende, dentro da imprecisão cronológica própria das produções culturais, ao longo da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX. A filosofia contemporânea, nas suas linhas mais fundamentais e caracteristicas, só pode ser adequadamente compreendida em relação com a obra de Hegel. Com efeito a filosofia contemporânea constitui em grande medida uma reação contra o sistema hegeliano, ao mesmo tempo que retoma poucas das suas análises e interrogaçôes.
Neste trabalho nós pretendemos fazer uma abordagem discritiva sobre a filosofia contemporânea, assim falando do Hegel e o Hegelianismo, e de dois de muitos grandes filósofos da contemporânea, nomeadamente John Rawls e Karl Pooper. Tambem falaremos um pouco sobre a historia dos conteudos acima, as suas principais obras e as suas opiniões sobre como deve ser organizada ou como deve ser a politíca, o que é política nos seus pontos de vista, o que é justiça, entre outras.
Filosofia Contemporȃnea
Hegel e o hegelianismo
Falar da filosofia politica contemporȃneasem referir Hegel é dificultar a compreensão da filosofia política da nossa época. Hegel foi um filósofo abstratamente idealista, consciencialista e um dos pensadores mais importantes do século XVIII . Ele crious uma escola ideológica na qual vários outros absorveram, reformularam, e adaptaram as suas ideias. Este filósofo acreditava no poder do racional e, consequentemente, que tudo poderia ser explicado através de categorias reais ou que poderia ser provado. Tendo em vista a capacidade de se compreender todas as coisas